CONTATO

PARA CONHECER OU COMPRAR MEU LIVRO, "EXÉRCITO NA SEGURANÇA PÚBLICA", ACESSE:
http://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=22065

domingo, 4 de outubro de 2009

EDUCAÇÃO E POLÍCIA: NEM TUDO ESTÁ PERDIDO


O Artigo abaixo foi um comentário ao texto, postado anteriormente neste blog, intitulado "SÍMBOLOS NACIONAIS: EDUCAR OU SEGREGAR?", feito por minha ex-aluna no Curso de Capacitação em Direitos Humanos do Ministério Público da Bahia, SOLDADA DA POLÍCIA MILITAR, Carla Carvalho - que alegria inenarrável deste humilde Professor. Estou postando como o artigo da semana, por dois motivos: primeiro, pela EXCELÊNCIA do texto, que nos remete a uma reflexão; segundo, para aqueles que dizem que soldados(as) de polícia são truculentos, despreparados e demais predicados pejorativos, perceberem que estão plenamente enganados e que a polícia - em geral - está mudando sua "cara" e deixando de ser "capitão do mato dos quilombos urbanos". Nem tudo está perdido. O título foi dado por mim, pois o texto foi um comentário, que se inicia no próximo parágrafo.

Há alguns dias um comentário, numa estação de rádio FM em Salvador, informava sobre a deturpação dos resultados do ENAD: o Brasil tem evoluído no conceito do exame e a média nacional tem sido razoável, porém não são avaliadas as escolas da zona rural. Pergunta-se: Os resultados seriam satisfatórios se estas escolas tivessem seus estudantes avaliados?

É dever do Estado educar. Aliás, a doutrina de proteção integral infanto-juvenil, abraçada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura aos futuros cidadãos o direito especial a educação, entre outros direitos que lhes facultem um desenvolvimento pleno.

Sabe-se que os governos (Federal, Estaduais e Municipais) têm negligenciado a educação. Remuneram mal os servidores; não investem em estrutura física das escolas, desviam verbas, e até mesmo a merenda escolar, sem citar o transporte, imprescindível para os alunos de determinadas regiões, que de péssimas qualidades, acabam por colocar em risco a vida de centenas de pequeninos.

É muito difícil alcançar o progresso num país de imensa desordem - como podem os indivíduos se reconhecerem parte de uma sociedade, se desde crianças são marginalizados, excluídos do processo de desenvolvimento do país?

O pior em tudo isso é a força dos políticos amorais, que através de ações de condutas informadoras da violência estrutural (aquela em que o indivíduo não percebe que está sendo vitimizado) ratificam as desigualdades e desníveis sociais exarcebados, tentando a todo custo manter (des)ordem das coisas.

Ora, fica claro que aqueles que não se sentem parte de uma sociedade, já que mesmo esta negou-lhes a participação efetiva em sua construção, pela lógica não criarão com a mesma uma identidade - o ciclo estará completo: tudo se manterá na mesma (des)ordem, as camadas mais baixas sem acesso a educação, vivendo nas trevas do desconhecimento, sem saber quais são seus direitos e sem por eles poder luta; a sociedade clamando por justiça social, mas empurrando para embaixo do tapete suas mazelas, exigindo leis mais duras presídios maiores para os delinqüentes; e os Governos administrando mal a máquina pública, distribuindo mal as riquezas e promovendo óbices ao processo educacional, negando o acesso dos menos favorecidos ao poder.

Citando Cazuza:"Brasil mostra sua cara. Quero ver quem paga pra a gente ficar assim!"


7 comentários:

  1. Parabéns, Soldada Carla!
    Se todos os policias tiverem esse discernimento crítico, com certeza, não só a polícia, o Brasil será bem melhor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns..
    é o Marinho fazendo escola!
    é tudo nosso!!!
    Parabéns irmão!!!
    Parabéns Soldada!!!
    fico feliz quando vejo pessoas assim deste nível!!!
    Paz!
    Abraão

    ResponderExcluir
  3. Realmente, sinto-me bastante lisonjeada. O mérito não é apenas meu: agradeço a meus pais, que apesar de possuírem pouca educação escolar, sempre me incentivam a empenhar-me na busca diária do conhecimento; aos grandes professores que tive o prazer de encontrar em minha labuta de educanda; aos meus amigos que estão sempre prontos a contribuir com um pouco de suas experiências para minha formação.
    Neste momento agradeço em especial ao Capitão Marinho, pela confiança e pelo reconheciemento, além do carinho com o qual tem me acolhido.
    Em verdade este humilde comentário jamais esteve a altura do seu artigo, que bem nos alerta para a "neoescravidão".
    Sim, escravidão das nossas almas, que os poderosos tentam de toda sorte manter longe das luzes do conhecimento - mas, sobre isto aguardo outro artigo.
    Só pra ser um pouquinho(mais)abusada, queria pedir que escrevesse um artigo sobre a participação das mulheres na democracia.
    Desejando a todos muita paz e luz sempre, agradeço mais uma vez pelo carinho.

    ResponderExcluir
  4. Prezada Soldada Carla,

    Fico feliz que a senhora tenha essa postura e visão dos problemas sociais que assolam nossa socieidade no todo. No entanto, como dito no seu texto ainda precisa de uma conscientização de todos em nossa sociedade para uma mudança geral, e para construírmos uma sociedade mais justa e igualitária. Quanto a Policia Militar, eu como cidadão de bem e peliferico; tenho sim uma imagem muito negativa dessa instituíção. Pois passei a minha infância toda sendo oprimido por policiais militares que chegava ao meu bairro quer era violento, devido minha presença nas esquinas onde fica conversando com meus amigos e colegas com 14 e 15 anos de idade ,e já sofrendo repressão policial: como cresce um jovem na peliferia? diariamente sendo estrupado por essa forma de combate a violência " revoltados", esse é retrato da violencia nas peliferia. No meu caso superei parcialmete esses traumas, mas os jovens mentes fracas que não superam algumns foram para o crime acabaram mortos em confrontos os policias. Infelizmente a visão dos jovens nas peleliferias da policia é de opressora e que são capitais do mato daquele amordaçam as nossas mentes. Porque não tem poder investigativo e continua utilizado o atifício da opressão nas peliferias e mazelas das grandes cidades desse país para combater violência. Essa guerra urbana só tem uma solução: ocupar o tempo dos jovens com esporte, educação e politicas afirmativas nas comunidades, só assim vamos diminuir essa trisite realizadade ou então o bolo da violência continua a crescer e saindo da forma, ai as coisas vão ficar piores do estar.

    Francisco Araújo

    ResponderExcluir
  5. Marinho,
    Sucesso no seu Blog!
    Valter Menezes.

    ResponderExcluir
  6. Com certeza!
    Jorge Alberto

    ResponderExcluir
  7. ANTES DE SER SOLDADA ELA E UMA MULHER INTELIGENTE QUE CONSEGUE SE DESTACAR DENTRO DE UMA INSTITUIÇAO FALIDA QUE SO RECEBE CRITICAS, MAS QUE TEM SEUS VALORES, E MERITOS.
    E HORA DE VERMOS NOSSA POLICIA COM MAS AMOR BUSCANDO SOLUCIONAR SEUS PROBLEMAS AO INVES DE SO APONTAR OS ERROS
    CARLA E O REFLEXO DA NOSSA POLICIA UMA FORÇA OPRIMIDA QUE PRECISA DE ESPAÇO PRA FLORECER E TRAZER A TONA NOSSAS REAIS DIFICULDADES
    PARABENS CARLA CARVALHO
    neguinha

    ResponderExcluir