CONTATO

PARA CONHECER OU COMPRAR MEU LIVRO, "EXÉRCITO NA SEGURANÇA PÚBLICA", ACESSE:
http://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=22065

domingo, 18 de abril de 2010

EMERGÊNCIA? FAVOR PROCURAR OUTRO HOSPITAL!


Na semana passada, 13 de abril, foi aprovado o novo código de ética médica. Ele tem 118 artigos e atualiza regras e princípios que o médico deve obedecer no exercício da profissão. Dentre as mudanças estão: a receita e o atestado médico têm de ser legíveis; o paciente tem direito a uma segunda opinião e a ser encaminhado a outro médico; e abandonar plantão é falta grave. Fica a indagação: quais serão os resultados práticos dessas mudanças? Será que haverá resultados satisfatórios? Ou será mais uma legislação para “inglês” ver?

O agravamento da punição para o médico que falta ou abandona o plantão aparenta ser eficaz, entretanto, só aparenta! Estudar para passar no vestibular em medicina e cursar seis anos de universidade em regime integral abnegando festas, cinema, praia e outras diversões não é uma situação confortável, requer muita perseverança. Porém o que motiva a grande maioria dos aspirantes a médico a manter uma disciplina no estudo – que é uma atividade, muitas vezes, solitária e enfadonha – é o desejo de ser médico de uma grande rede de hospital ou ser dono de uma clínica de sucesso, entretanto nem todos conseguem realizar seus sonhos e acabam sendo plantonistas em hospitais públicos, sem infraestrutura e com excesso de pacientes espalhados pelo chão.

Os estudantes de medicina do Brasil são um recorte do segmento social economicamente privilegiado (para os contrários às cotas, dos milhares de professores de medicina do Brasil, quantos são negros?), isso influencia diretamente na qualidade do atendimento médico. Para uma melhor elucidação da minha afirmativa, farei uma analogia com as tropas do Exército brasileiro no Haiti. Segundo um dos generais que comandou as tropas do Haiti, os soldados cariocas se destacam nas operações militares desenvolvidas no Haiti porque estão acostumados a conviverem com pessoas humildes e locais sem saneamento básico e cheio de lixo, pois as condições do Haiti são semelhantes às das favelas do Rio. Logo, as pessoas que vão trabalhar com outras que não fazem parte do seu “habitat” tende a ter dificuldade, ou seja, no Brasil que há muitos formadores de opiniões que criminalizam os negros e a pobreza, imagine como deve ser a adrenalina de um profissional de medicina que foi criado no Leblon, Morumbi ou na Graça quando vai ser plantonista do hospital público localizado em Queimados, Higienópolis ou Mussurunga? Muitos faltam porque acham que vão correr risco de vida! Será que considerar falta grave a ausência ou o abandono do plantão vai solucionar o problema da falta de médico?

No Brasil, por lei, os estados têm que gastar 12% e os municípios 15% das suas receitas com políticas públicas de saúde. Somadas as verbas dos estados e dos municípios para a área de saúde com as verbas da União o resultado é centenas de bilhões de reais, são tantos zeros que não ouso colocar de forma numérica, pois com certeza esqueceria algum zero dos cifrões. Enquanto isso, pelos interiores do Brasil, há prefeituras oferecendo um salário de vinte mil reais para médico e não consegue preencher a vaga. Precisa-se de médicos!

Torço muito para que em breve a sociedade brasileira se conscientize que o lobby dispensado ao médico é prejudicial à saúde e, conseqüentemente, os gestores públicos estabeleçam políticas que viabilizem o acesso de pessoas pobres nos cursos de medicinas e, também, criem novos cursos de formação de médico – universidades – nas periferias das grandes cidades, nos “locais de risco” e nas cidades interioranas. Enquanto isso não acontece, as recepcionistas dos hospitais cada vez mais vão perguntando e orientando: emergência? Favor procurar outro hospital!


7 comentários:

  1. Isso é Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente como sempre!!!

    ResponderExcluir
  3. Dureza é pagar mais de R$ 200,00 de FUSEX, sendo bitributado, já que paga-se novamente quando é efetivamente atendido e, ao chegar a um HGuVm da vida não tem médico, os que estão lá te atendem como se estivessem prestando um favor ou simplesmente não querem te atender porque você não está de posse do seu Cartão FUSEX.

    ResponderExcluir
  4. Caro Marinho,

    Mais uma vez você demostrou uma sabedoria peculiar em fazer esse comentário sobre a lei, que regular o atendimento médico nesse pais. Nesse seu comentário de forma cara e ojetiva você fez um raio x, atual do sistema médico brasileiro: Classe conservadora sacrificando os menos favorecidos, evitado acesso de pessoas que podem contribuir significamente atuando nas classes menos favorecidas por fazer parte delas. Mas não! Um consevadorismo deproporcional uma vaidades se procede, onde pessoas bonitas e elgantes de pele clara podem fazem parte desse seto grupo, e caba nisso que você citou com toda propriedade. Ausência nod plantãoes ,corredores de hospitais públicos lotados e hospitais particulares sobre carregados onde estamos preseciando. Caos total! Onde os que não tem como pagar apela ao supremo pai ou seus seguidores e eleitos" São Lázaro e São Roque, propterores dos efermeros. E ai ... talvez a cosnciência dessa classe conservadora mude sua forma de agir, e só assim teremos uma médicina mais saudavel para todos.
    Francisco Araújo

    ResponderExcluir
  5. Marinho,

    Parabéns mais uma vez. Penso que será mais uma letra morta para a coleção brasileira.

    ResponderExcluir
  6. CAPITÃO MARINHO, QUE A PAZ DO SENHOR ESTEJA CONTIGO E TUA FAMÍLIA. O SHOW DE CARLINHOS BROWN E OS PATRÍCIOS LATINOS FOI UMA COROAÇÃO DO II ENCONTRO AFRO-LATINO PROMOVIDO PELA FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES, SERVINDO DE INTERCÂMBIO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS CULTURAIS E SOCIAIS E POLÍTICAS ENRE AS COMUNIDADES AFRO-LATINAS.
    COM RELAÇÃO AO ARTIGO ESCRITO PELO ILUSTRE CONHECEDOR DAS CAUSAS DO SOFRIMENTOS DOS ESPOLIADOS DEVO DIZER TAMBÉM QUE ESPERO QUE A RECEITA E O ATESTADO MÉDICO SEJAM DIGITADOS OU ESCRITOS DE MANEIRA LEGÍVEIS. AGORA COMO DIZ O DIGNÍSSIMO DOUTOR, ESSA É MAIS UMA LEI PARA INGLÊS VER, OU SEJA, PARA DAR CONHECIMENTO AO POVO MAIS EXPLORADO HISTORICAMENTE, POIS, SUBMETIDO POR ESSES MISERÁVEIS, PORQUE NÃO ADIANTA NADA TER LEGISLAÇÃO SEM FISCALIZAÇÃO RIGOROSA, SEM A CONSCIENTIZAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS, QUE ESTÃO ACIMA DO BEM E DO MAL, COM SUAS PREPOTÊNCIAS ARROGÂNCIAS, PARECENDO DONO DO MUNDO. A MINHA INDIGNAÇÃO A ESSE SEGMENTO É QUE ELES VÃO MORRER UM DIA TAMBÉM.E TEM MAIS, ESSA NORMA NÃO TEM MUITA EFICÁCIA, POIS, DEPENDE DO ÓRGÃO DE CLASSE PARA QUE ALGUM OU ALGUMA MÉDICO OU MÉDICA SEJA PUNIDO. E COMO ESSA CATEGORIA, É EXTREMAMENTE CORPORATIVA, ESSA LEI NÃO TERÁ NENHUM PROVEITO PARA A SOCIEDADE, DIGO A QUE MAIS É DESRESPEITADA PELOS INSANOS MÉDICOS (AS). QUE É O POVO EXPLORADO E SEM PRESTÍGIO, SEM CIDADANIA, O CHAMADO JOÃO NINGUÉM.
    ESPERO QUE A SUA AFLIÇÃO E DA SUA FAMÍLIA, ESTEJA PERTO DE SER RESOLVIDA. ATÉ A VITÓRIA.

    NIVALDO PEREIRA.

    ResponderExcluir
  7. Se não procuramos nosso destino, ele pode não nos encontrar.É bom saber que o eterno Capitão SOARES JUNIOR, encontrou o seu. Do amigo de sempre-ST PIMENTA.

    ResponderExcluir