CONTATO

PARA CONHECER OU COMPRAR MEU LIVRO, "EXÉRCITO NA SEGURANÇA PÚBLICA", ACESSE:
http://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=22065

sábado, 29 de agosto de 2009

BAGÉ-RS: A "PASÁRGADA" DOS NEGROS BRASILEIROS


Ontem, em Bagé, em frente à prefeitura, encontrava-se o palanque das autoridades, montado para a cerimônia de comemoração do Dia do Soldado. Para muitos - com certeza - foi mais uma cerimônia militar. Entretanto para mim, que tenho mais de quinze anos de Exército, aquela solenidade foi singular. Olhando para o palanque, eu senti uma emoção indescritível, pois as autoridades em destaque eram o General e o Bispo. Você que está lendo pode, neste momento, estar questionando: o quê tem de tão interessante para ele classificar como algo singular? Respondo: nada em relação ao fato de um General e um Bispo serem enaltecidos como autoridades em uma solenidade, mas TUDO quando estes são NEGROS.


Eu me incluo - "ousadamente" - como uma pessoa do movimento negro, apesar de não fazer parte formalmente de nenhum. Ali, naquele momento, eu vi consolidado o maior objetivo dos movimentos negros brasileiros: os negros fazendo parte, de forma efetiva, do poder. Posso ser questionado quando afirmo que o Brasil tem o pior racismo do mundo, que é o racismo camuflado, entretanto é inconteste o fato de que os negros brasileiros ainda não têm espaço no "Poder". Tomando por base que a população de Afrodescendentes já representa 51%(maioria) da população brasileira, esses dois são desprezíveis estatisticamente. Como exemplo, trago à baila o fato do Exército já ter tido milhares de generais, destes o número de negros não chega a dez. Outro fator bastante relevante para despertar minha emoção é que em Bagé-RS, diferentemente de Salvador-BA (cidade onde fui criado), a grande maioria da população é de descendência európeia.


Meus amigos, aqui em Bagé, a auto-estima das crianças negras é diferente dos demais locais do Brasil, pois elas são acostumadas a verem o negro no poder e em posições de destaque na sociedade, pois, além do fato acima – que classifiquei de singular -, foi aqui que nasceu Alceu Colares, o primeiro governador negro do Brasil, juntamente com Albuíno Azeredo (ES), eleito em 1990.


Pasárgada é tido por Manoel Bandeira como um paraíso, pois ele afirmava nos seus versos:
"Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
(...)
Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
(...)"


Em Bagé, as duas instituições consideradas indeléveis -Exército e Igreja Católica- são comandadas por NEGROS (General Padilha e Bispo Dom Gílio). Desejo muito que, em breve, o fato do NEGRO BRASILEIRO está inserido no PODER seja algo normal, mas enquanto isso não acontece: Bagé vai sendo a "Pasárgada" dos NEGROS BRASILEIROS!










7 comentários:

  1. legal, muito bom mesmo...
    que salvador. e outras cidades sigam o exemplo!!!
    mas. uma frase me traz um alento:
    "As conquistas do povo negro são irreverssíveis, nada nem ninguém poderão detê-las."
    MNC

    Abraão Macedo!!!

    Paz!!!

    ResponderExcluir
  2. Marinho,

    Seu sensibilidade e sua conduta, diante das questões raciais, são impressionantes!!!

    Márcio Nogueira - RJ

    ResponderExcluir
  3. É isso, Marinho. As coisas estão mudando. Para melhor. Vamos em frente.
    Abraço,
    Jorge da Silva

    ResponderExcluir
  4. Marinho, vc está de parabéns!amei seu blog.
    Vou ficar te acompanhando,beijão e fica com Deus!
    Sueli

    ResponderExcluir
  5. É de pessoas assim,com esse pensamento que precisamos para mudar essa história no nosso país.
    Um abraço,
    Jamilton

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Capitão, seu blog é 10..., não se sinta ousado em se dizer do movimento negro, estás fazendo muito mais que muitos "ativistas" filiados mas sem a convicção, és pelo menos um "negro em movimento".

    Gostei da notícia sobre Bagé, mas infelizmente ela não vai levar o título de 1o. Governador negro do Brasil, pois este pertence ao Amazonas... :-), um também militar, maranhense e filho de escrava, Eduardo Golçaves Ribeiro, foi Governador do estado duas vezes (1a interinamente e a 2a eleito) em 1892-1896... :-), foi também deputado federal; Manaus também teve o 1o. Juiz Negro em 1892 que depois também foi eleito deputado federal pelo RJ (Monteiro Lopes).
    Visite o site que mantenho : AFROAMAZONAS (www.movimentoafro.amazonida.com) e meu blog também (está no link do post), vou te colocar no meu blogroll .

    Grande abraço e muito Axé !

    ResponderExcluir
  7. Antes de mais nada: São pessoas que prepararam-se para estarem onde estão, tiverão e souberam aproveitaram as oportunidades, que tenhamos mais igualdade social para os brasileiros, especialmente para os afro decendentes, o Brasil para todos os brasileiros, orgulho-me quando vejo patrícios negros ou indios ocupando cargos relevantes, tem de ser assim mesmo,porém temos muito pela frente para que haja uma igualdade verdadeira, Parabens pelo BLOG!! ( paulo Ricardo)

    ResponderExcluir