CONTATO

PARA CONHECER OU COMPRAR MEU LIVRO, "EXÉRCITO NA SEGURANÇA PÚBLICA", ACESSE:
http://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=22065

domingo, 15 de novembro de 2009

LULA VERSUS EDUCAÇÃO: PARA QUE ESTUDAR?


Nas duas últimas semanas, o Brasil assistiu uma pequena prévia do que será a campanha eleitoral de 2010. Entretanto, é bastante temerário para o Brasil, a direção tomada em algumas discussões. 

O ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso teceu – através de artigos publicados, 01 de novembro, em diversos jornais –  várias críticas ao governo do Presidente Lula, afirmando: “O DNA do ‘autoritarismo popular’ vai contaminado o espírito da democracia”.  Isso é natural na política, e até uma atividade democrática.

O cantor e compositor Caetano Veloso – dispensa apresentações – fez comentários da pessoa do Presidente da República, e não do seu governo. Também, algo natural na democracia. Entretanto, o comentário dele foi totalmente descabido e discriminatório e deve ser rechaçado por todos os brasileiros, independentemente de aprovar ou reprovar o governo do Presidente Lula. A semente do seu comentário se germinar pode trazer consequências desastrosas para o Estado brasileiro, é claro, desde quando o Presidente “caia na pilha”. Caetano, para justificar sua preferência pela suposta candidata a Presidência do Partido Verde (PV), desqualificou a pessoa do chefe de Estado – o Presidente Lula. O cantor, em entrevista publicada, 04 de novembro, no jornal ‘O Estado de São Paulo’, disse: "Marina é Lula e Obama ao mesmo tempo. Ela é meio preta, é uma cabocla, é inteligente como o Obama, não é analfabeta como o Lula, que não sabe falar".

A crítica de Caetano Veloso somada a do ex-presidente Fernando Henrique – intelectual de destaque e possuidor de um currículo acadêmico singular – fez com que o presidente Lula “desse o troco” de forma emocional e não racional como se espera de um chefe de Estado, ainda que algumas ofensas tenham sidas meramente pessoal (deixa Caetano falar, para ele tudo é lindo, pois tem padrão de vida milionário, não precisa procurar emprego e os seus filhos nunca estudaram nas escolas públicas). O Presidente afirmou que inteligência não se adquire nas universidades, fazendo pós-graduações. Concordo plenamente com ele. Entretanto, determinadas comparações do Presidente podem provocar uma derrocada no seu esforço, e de todo o seu governo, para melhorar a vida dos brasileiros, principalmente os mais carentes.

O governo do Presidente Lula é um dos melhores governos da história brasileira, se não o melhor. Porém, quando ele faz comparações que um torneiro mecânico governa o Brasil melhor do que um intelectual, ou que a inteligência não se adquire nas universidades, sem querer, ele está dando “um tiro pela culatra” ou, usando outro jargão, dando “um tiro no pé”. É indubitável que a educação é a mola propulsora para o desenvolvimento de qualquer Nação. Todavia as peculiaridades do Brasil já desestimulam o estudo dos nossos jovens. As escolas perdem seus alunos para os campos de futebol (quer seja de várzea, de grama, ou de asfalto), pois eles só conhecem a história de Ronaldinho, Kaká, Romário e outros famosos. Não conhecem a história de milhões de jovens desiludidos na busca de ter sucesso na carreira de jogador de futebol e que acabam desempregados e passando fome porque trocou os estudos por um sonho que destrói a vida, não devolvendo o tempo passado fora da escola. As escolas perdem também seus discentes para o tráfico de drogas, o dinheiro rápido e “fácil”, que não exige nível de escolaridade, talvez exija inteligência, dessas que se adquirem fora das escolas. Agora imaginem que resultado desastroso para o Brasil, a soma das peculiaridades brasileiras que desestimulam o estudo dos nossos jovens (futebol e tráfico de drogas) com as comparações do Presidente que tem a popularidade “nunca vista na história deste País”, de tão grande!

O Presidente, mesmo que não queira, quando faz comparações do governo do torneiro mecânico com o do intelectual, ou quando diz que inteligência não é frequentar universidades, está dizendo para os nossos jovens que não compensa estudar. Com estas comparações, o Chefe de Estado está incentivando: a mão de obra informal (emprego sem carteira assinada), o desemprego (por falta de recurso humano capacitado), o trabalho infantil (para que estudar, se já posso trabalhar?), a estagnação no campo tecnológico (a tecnologia é fruto dos estudos) e o aumento da desigualdade na distribuição de renda, pois os ricos jamais questionarão a importância do estudo. Estas comparações, também, podem destruir os nossos “Einstein” antes mesmo deles terminarem o ensino fundamental e desacreditam que os próximos “Rui Barbosa” sairão das universidades. Parafraseando Carlos Lupi, antes de se tornar Ministro do Trabalho, “não é esse Lula que nós queremos”!

Presidente, o legado do seu governo é a resposta contra qualquer ofensa pessoal, pois até o presidente do Estados Unidos, Barack Obama, o homem mais poderoso do mundo, já afirmou para os quatro cantos do mundo: “Você é o cara”. Portanto, espera-se que opiniões alheias não provoquem atitudes incompatíveis a um Estadista. Pois os nossos jovens não podem, baseados em comparações de um Chefe de Estado eleito pelo povo, se questionar: para que estudar? 


10 comentários:

  1. Marinho,

    A nossa sociedade carece de pessoas com a sua inteligência e visão diferenciada de ver a coisas.

    Excelente texto!

    João Paulo, Salvador-BA.

    ResponderExcluir
  2. muito legalll...
    "mas pra que caetano mesmo héin???"
    Minha saudosa vó dona elisa já dizia:
    "Discarado na Bahia é Festa..."
    Abraão Macedo

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante esse artigo, Marinho. É preciso realmente medir as palavras...
    Um abraço, Deus te abençoe!
    Cap BM Ana Isabel

    ResponderExcluir
  4. Caro Marinho,
    Embora haja muitos delizes nos pronuciamentos de "LULA" aquela coisa coisa chamada política petista de S. Paulo por excia, a sua persistência conseguiu costurar ou remendar uma equipe, mesmo deixando a desejar, reflete hoje, a esperança de um povo, em busca de minorar as desigualdades, mais justiça, e cabe tambe´m a nós empurrar o nosso povo, a um patamar de dignidade.
    Abraços,
    Lessa

    ResponderExcluir
  5. Enquanto isso, no lado baiano do governo petista:enturmação, professores excedentes, carga horária monstruosa, pressão pela aprovação sem aprendizado, entre outros capítulos dessa história de terror no ensino público do Brasil.

    ResponderExcluir
  6. AMIGO CAPITÃO MARINHO, NÃO SE DEIXE ENGANAR COM ESSES CARAS DE PAU QUE ESTÃO QUERENDO VOLTAR AO PODER, ISSO É COISA DA OPOSIÇÃO, VAMOS RESPEITAR UM HOMEM SIMPLES, DE FAMÍLIA POBRE QUE VEIO DE CAETÉS, ZONA RURAL DE GARANHUS/PE E QUE HOJE ESTÁ DANDO LIÇÃO PARA O PROFESSOR INTELECTUAL QUE VENDEU AS EMPRESAS DO BRASIL; QUE TRIPLICOU A DÍVIDA EXTERNA; QUE AUMENTAVA O COMBUSTÍVEL TODA SEMANA; QUE NÃO CONSEGUIU ELEVAR O SALÁRIO MÍNIMO PARA OS CEM DÓLARES PROMETIDO; QUE DEIXOU AS ESTRADAS DO PAÍS ESBURACADAS; QUE DEIXOU O FMI DITAR AS NORMAS E TANTAS OUTRAS IMORALIDADES.
    O POVO ATÉ ENTENDE A PAIXÃO, MAS NÃO PODEMOS FAZER NADA POR ELES.
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  7. Débora - academica de Lic. em Quimica5 de fevereiro de 2010 às 12:43

    Amigo Marinho, antes de tudo parabenizá-lo pelo excelente artigo, gostaria de ter o dom da escrita!
    Agora referente ao assunto, realmente fora triste a colocação de ambos os lados, de Caetano Veloso por criticar o Presidente da Republica e o infeliz comentário do Presidente Lula em relação à inteligência. O que é a inteligência? Que tipo de inteligência o Presidente quis se referir, e a inteligência que o Caetano Veloso quer para o governo?
    Falando com uma futura professora, como o capitão Marinho já deve ter escutado inúmeras vezes, confesso minha total insatisfação com a educação Brasileira, minha tristeza com o desinteresse dos alunos e as ilusões que o consumismo dá a essas crianças.
    A satisfação pessoal é realizada ao comprar um celular e não ao estudo para passar de ano, o materialismo faz com que inúmeras pessoas busquem formas fáceis de conseguir dinheiro, como universitária o estudo não é o caminho mais rápido. Mas como toda subida é preciso tempo e persistência, em toda luta há recompensa nem sempre material, mas em forma de aprendizado.
    Peço ao amigo Marino um artigo sobre a desvalorização da profissão de Professor que assim como a de Policial é imensurável sua importância.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Devemos ser grande até mesmo as críticas!!

    ResponderExcluir