CONTATO

PARA CONHECER OU COMPRAR MEU LIVRO, "EXÉRCITO NA SEGURANÇA PÚBLICA", ACESSE:
http://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=22065

terça-feira, 20 de julho de 2010

MARIA FELIPA, UMA HEROÍNA DE GUERRA!


Em 1823, Maria Felipa, UMA MULHER NEGRA, liderando 40 mulheres conhecidas como as vedetas (vigias) da praia, na luta pela independência da Bahia, entrou no acampamento do exército português e atacou os soldados com galhos de cansanção e  depois ateou fogo às embarcações, promovendo inúmeras baixas ao exército lusitano.

Juntamente com outras personagens como Zeferina e Luiza Mahim, Maria Felipa lutou e resistiu às barreiras do preconceito e discriminação racial, participando ativamente da construção da história da Bahia e do Brasil. Infelizmente, estas heroínas negras não constam nas páginas dos livros de história do Brasil. Por isso, abro espaço no meu blog para divulgar e enaltecer uma justa e nobre iniciativa que visa preservar o legado ancestral da mulher negra através do prêmio: "MULHER GUERREIRA MARIA FELIPA".  

Esta honraria é concedida pela Câmara Municipal de Salvador e, no ano em curso, tem como foco as QUITUTEIRAS do município, pois elas são legítimas representantes da preservação do legado ancestral das mulheres negras contemporâneas para o desenvolvimento social, político, econômico e cultural da cidade de Salvador, onde ainda existe discriminação, opressão e violência às suas mulheres, principalmente às negras.

Aproveito o ensejo para solicitar aos meus distintos amigos e amigas da "boa terra do coco" que participem da votação para escolherem as mulheres negras que serão agraciadas este ano com o trófeu "MARIA FELIPA" concedido pela Câmara Municipal da Cidade de Salvador.

ACESSE  E VOTE: 



Um comentário:

  1. Existe um livro chamado "Um defeito de cor" que trata justamente do papel do negro, com enfase nas negras, na formação da Bahia. O nome da autora é Ana Maria Gonçalves. Vale a pena conferir!

    ResponderExcluir