CONTATO

PARA CONHECER OU COMPRAR MEU LIVRO, "EXÉRCITO NA SEGURANÇA PÚBLICA", ACESSE:
http://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=22065

domingo, 17 de janeiro de 2010

SALVADOR: TERRA DE NEGROS COM ELITE ESCRAVOCRATA!



Salvador foi a primeira capital brasileira, fundada em 29 de março de 1549. Também conhecida pelos epítetos: “Roma Negra” por ser a cidade com o maior percentual de negros fora da África; e “Meca da Negritude" por atrair um número cada vez maior de turistas afroamericanos em busca de informações sobre seus ancestrais. Salvador é a cidade com o maior número de descendentes de africanos no mundo, vindos de Benin, Gana, Nigéria e Togo. Entretanto essa cidade histórica e reconhecida mundialmente pela diversidade da sua cultura não consegue progredir como civilização.

Salvador conhecida, também, como “Cidade Alegria” devido aos festejos populares, destaque para o Carnaval – a maior festa de rua do mundo, tem números estarrecedores quanto à questão social. A renda per capita de Salvador só ganha de Teresina – capital do Piauí, estado mais pobre do Brasil; a taxa de desemprego de Salvador, em outubro de 2009, segundo o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômico), foi de 18,7%, a maior taxa de desemprego das capitais brasileiras. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de Salvador, segundo o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) em alguns locais têm indicadores melhores que os da Noruega (País de melhor IDH no mundo) e em outros amargam uma situação pior que a da África do Sul, igualando-se a Namíbia (o segundo pior IDH do mundo).

Salvador é a terceira maior população do Brasil (2 998 056 – Jul/09 IBGE), entretanto seu PIB (Produto Interno Bruto) é o décimo primeiro (R$ 26 727 132 000), ficando atrás de cidades que têm uma população menor que a METADE da população de Salvador, como Duque de Caxias – RJ, Guarulhos – SP e Campinas – SP. Quanto às estatísticas policiais, os números de Salvador são ainda mais estarrecedores. Nos meses de setembro, outubro e novembro de 2009, Salvador registrou 469 homicídios (Fonte: Centro de Documentação e Estatística Policial da Secretária de Segurança Pública do Estado da Bahia), o que equivale a 15,64 homicídios para cada 100 mil habitantes. Para ter um parâmetro trago à baila os números da cidade do Rio de Janeiro, considerada por muitos como a cidade mais violenta do Brasil. Nos meses de setembro, outubro e novembro de 2009, a cidade do Rio de Janeiro registrou 486 homicídios (Fonte: Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro), o que equivale a 7,85 homicídios para cada 100 mil habitantes (população da cidade do Rio de janeiro: 6 186 710 – Jul/09 IBGE). Ou seja, o número de homicídios em Salvador é o dobro da cidade do Rio de Janeiro. Em 2008, Salvador registrou 1733 homicídios, o que equivale a 57,80 homicídios para cada 100 mil habitantes. Portugal, que é o país com a MAIS ALTA taxa de homicídios da Europa Ocidental, segundo o Departamento de Drogas e Crime das Nações Unidas, tem o índice de 2,15 homicídios por 100 mil habitantes. Até quando Salvador vai ficar “gastando gente”?

Salvador nunca viveu legitimamente uma democracia, pois a sua população, formada de 84% de afrodescendentes, nunca teve um prefeito negro eleito pelo povo. Lá, para a grande maioria dos políticos, o negro só serve para votar, jamais ser votado. Que diga o Dep Fed Luiz Alberto o quanto articulou para ser uma alternativa negra para a Prefeitura de Salvador. Ou João Jorge, que na presidência do Olodum fez com que a logomarca da banda, no exterior, perdesse apenas para o Cristo Redentor e a praia de Copacabana como um dos símbolos brasileiros mais conhecidos que reportam os estrangeiros ao Brasil. Apesar da Bahia ser conhecida no exterior graças ao ritmo do Olodum, seu Presidente ainda não tem assegurada uma vaga para poder disputar o Senado nas próximas eleições. Vou torcer muito para que os soteropolitanos “empreteçam” a política, elegendo, além dos poucos que já estão, Tonho Matéria, Jorge Portugal, Sérgio São Bernado, João Jorge, dentre outros que se destacam na mitância em busca de mais oportunidades e igualdade para a população afrodescendentes. Ah... Salvador tem uma Secretaria de Reparação (SEMUR), onde o Secretário está mais desorientado que cego no meio de tiroteio. Sem querer ser deselegante, no dia que ele atender meu telefonema, vou dizer para ele: ou você pede ajuda para estabelecer metas e consolidar projetos ou PEÇA PRA SAIR!

O carnaval é uma demonstração transparente da política escravocrata que predonima em Salvador. A banda "Chiclete com Banana" e a banda "Asa de Águia" recebem milhões dos cofres públicos para tocar no carnaval da Bahia. Por que ninguém divulga isso? Sozinho, "Chiclete com Banana" ou "Ásia de Águia", recebe mais dos cofres públicos do que todas as bandas e cantores Afro reunidos, Olodum, Ilê, Os Negões, Muzenza, Tonho Matéria, Lazzo, dentre outros. Diferentemente de Nizan Guanaes, gosto do Bell e do Durvalino, mas acho que os milhões do cofres públicos poderiam ter destinações diferentes. Por que não melhorar as condições de trabalho dos policiais e dos cordeiros, que trabalham em condições análogas a escravos? Ou melhorar a infraestrutura do carnaval para aqueles que não podem pagar a fantasia dos blocos ou a camisa dos camarotes, e que são a grande maioria dos soteropolitanos? Muitos desses não conseguem emprego porque muitas empresas e shopping de Salvador só recebem currículos com foto, para não incorrer no risco de contratar um negro sem saber.

Os empresários de Salvador, não todos – a grande maioria, compartilham do mesmo pensamento do Cônsul haitiano: “todo lugar que tem africanos tá f...”. E eles conseguem influenciar nas estatísticas religiosas, pois Salvador, que tem milhares de adeptos das religiões de matrizes afro, segundo o IBGE este número é desprezível, pois na sua estatística, Salvador tem: 58,74% de católicos, 18,14% sem religião, 15,13% protestante e 2,53% espírita. Cadê os adeptos do candomblé? Por que não se declaram? Respondo: receio da intolerância religiosa que a “Roma Negra” vive até hoje. A elite escravocrata faz com que Salvador regrida!

Terminarei este artigo de forma diferente, com exposição de fotos, logo abaixo, onde uma delegada de Salvador, de forma exibicionista, expõe suas “presas”, algumas delas, pais de família, de boa índole, que foram reconhecidos pelos meus amigos. Esta delegada tem espaço na mídia soteropolitana, que a denomina de "deleGata" – eu pensava que ela tinha espaço por ser loira. Mas diante destas fotos, fazendo pose - de arma em punho - diante de várias pessoas (NEGRAS) que passavam pelo constrangimento de serem revistadas, agora, tenho certeza que ela tem espaço na mídia por REZAR a mesma cartilha da ELITE ESCRAVOCRATA SOTEROPOLITANA. Será que ela tem a mesma postura quando prende - se é que ela prende - os suspeitos que praticam crimes de colarinho branco? Por fim, é lamentável e muito triste concluir isso: SALVADOR É TERRA DE NEGROS COM ELITE ESCRAVOCRATA!











16 comentários:

  1. Não podemos nos render as elites escravocratas, a resistência continua. Axé!

    ResponderExcluir
  2. NÃO SOU MAIS PARA TEU FOGÃO
    NÃO SOU MAIS A PEÇA DA SUA PROSTITUIÇÃO NEM PARA OS SAMBAS DOS SARGENTELES DA VIDA
    ME DOMINAM MORENA,JAMBO,MULATA OU QOALQUER OUTRA MATRIZ..SOU NEGRA E TODOS TEM QUE ME RESPEITAR COMO UMA CIDADÃ BRASILEIRA...

    ResponderExcluir
  3. Mário excelente artigo. Aproveito para atualizar os meus dados. Precisamos sempre lutar contra a covardia que o governo e as instituições de repressão cometem com a população negra neste país. Esta é a nossa voz. E conte comigo sempre!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o comentário sempre existirá a separação das classes socias,das religiões,da cor da pele essa talvez a mais absurda de todas.Por mais que tenhamos o conhecimento,sempre tentarão nos excluir, mas temos que ser firmes e não nos calarmos abraços que Deus sempre te guie com sabedoria

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Capitão,
    É sempre bom lembrar que vivemos em uma cidade onde a maior parte são negros e os que se dizem brancos tem sangue negro mas uma coisa é certa, somos todos iguais perante Deu s. Abraços

    Da Paz

    ResponderExcluir
  6. Essa realidade eu já conheço e acredite é bom que o Brasil saiba que Salvador não vive só de festa, carmaval, Bel Marques, Ivete etc etc etc. A nossa realidade é triste, porém poucos querem falar sobre isso, quando falo poucos me refiro aqueles que podem mudar isso, mas não fazem nada a classe política, mas isso nos leva a um outro tópico povo que vota mal merce passar pelo que estiver passando, Salvador não é diferente anos nas mãos de um grupo político que não fez absoltamente nada, 8 anos com um prefeito nulo... Enfim Marinho é por aí, o povo é alegre, e sabe trabalhar como ninguém fazendo festa a prova é o carnaval, que hoje pertence a elite isso também são outros quinhentos, por que o povão mesmo trabalha e muito no carnaval, é mole ou quer mais, se for pra falar isso vai longe bla bla bla.

    Isabel Santana

    ResponderExcluir
  7. Nossa!!!! fiquei arrepiada com esse novo artigo seu. Você falou da mas
    pura realidade de Salvador.Nota 100000000000000000!!!!!
    Adriana.

    ResponderExcluir
  8. Eu amo Salvador, sou militante em São Paulo e sofro por ver que a cidade a qual eu divulgo sempre que saio do país consegue ser tão explicitamente desigual e racista ainda.
    Doi mesmo... Parabéns pelo visão crítica, amei o seu BLOG.

    ResponderExcluir
  9. Valeu Capitão Marinho! É menos um na farsa democrática desmaracarnado a "lei e a ordem".
    @josric

    ResponderExcluir
  10. Caro amigo Marinho....
    Bom, muito bom saber que existem pessoas de nossa terra ja comprometida e atenta a essa realidade que nos assombra ja a muito tempo.Eu estou atento as mudanças e a realidade e meu papel enquanto professor é fazer com que essa realidade seja vista por todos.
    Te agradeço e peço para enviar sempre que puder.
    Grande abraço meu mano.
    Seu amigo, Ernani Alcantara ( Jacarandá).

    ResponderExcluir
  11. Marinho,

    É isso aí. Alguém tem que mostrar o outro lado da moeda.
    Abraço,

    Jorge da Silva

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Parabéns pelo Blog. Maravilhosa a crítica sobre a segurança pública em salvador. Ainda mais de um profissional de segurança pública.
    Dá ânimo de acreditar na mudança !!
    Paz e Bem !!
    Ísis Conceição.

    ResponderExcluir
  13. Capitão Marinho, enquanto não nos conformarmos com essas distorções, enquanto tivermos a capacidade de nos indignarmos diante dessas aberrações, dá para acreditar que existe esperança de mudança. Quanto à 'delegata', o espaço que ela encontra na mídia tem mais a ver com a mediocridade do nosso jornalismo mesmo. Como jornalista profissional que sou, às vezes sinto vergonha por meus colegas sem noção de ridículo. Parabéns pela coragem de se contrapor a esse estado de coisas.

    ResponderExcluir
  14. CARO CAPITÃO MARINHO. SUA ABORDAGEM TOCA NA FERIDA DESSAS MAZELAS DA NOSSA CIDADE E DO ESTADO DA BAHIA E DO BRASIL. PORÉM FICO PENSANDO COMO O NOBRE DOUTOR SE CONSTITUIU CONSCIENTE E TRATA DESSAS QUESTÕES DE MANEIRA TÃO FORTE. JÁ SOFREU ALGUMA ABORDAGEM POR CONTA DA SUA MANEIRA CRÍTICA SOBRE ESSAS QUESTÕES? PORQUE NÃO APARECEM OS ROSTOS DAS PESSOAS DAS FOTOS?

    ResponderExcluir
  15. gostei da reportagem. Com todo esses indicadores sociais, e a sociedade quer que, nós policiais, resolva o problema da violência, somos humanos, e não fazemos milagres.

    ResponderExcluir
  16. Gostei das fotos. É pobre "matando" pobre.

    ResponderExcluir